segunda-feira, 24 de julho de 2017

Substituição do Pároco

Conforme foi publicado hoje, dia 24-07-2017, no site da Diocese de Leiria-Fátima:

Pároco de São Vicente e de Nossa Senhora dos Prazeres, em Aljubarrota
O Bispo diocesano nomeou Pároco de São Vicente e de Nossa Senhora dos Prazeres, em Aljubarrota, o Revº Padre Dr. Adelino Filipe Guarda, que substitui no cargo o Revº Padre Ramiro Pereira Portela, que foi dispensado das funções que exercia por motivos de idade e de estado de saúde.
O Senhor D. António Marto agradece reconhecidamente ao P. Ramiro Portela o bom serviço que prestou com toda a dedicação, durante 50 anos, nas referidas paróquias e agradece ao P. Adelino Guarda a disponibilidade para aceitar a missão que agora lhe é confiada.
Leiria, 24 de julho de 2017.
Vítor Coutinho, Chefe de Gabinete do Bispo Diocesano
Com esta decisão do Bispo diocesano é toda uma era que termina em Aljubarrota e, assim, na Ataíja de Cima, cuja maioria dos habitantes nunca conheceu outro pároco que não o Sr. Padre Ramiro.

Natural de Meirinhas, Pombal, o Sr. Padre Ramiro chegou a Aljubarrota, há mais de cinquenta anos, para paroquiar São Vicente, em substituição de um outro padre carismático, o Sr. Padre José Casimiro, acabando por também ter a seu cargo a paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres. 
Tendo entrado no seminário muito jovem, como era normal naquele tempo, o Padre Ramiro é, também por isso, um representante de outros tempos, bem diferentes dos actuais em que já não há seminários menores. 

Homem de acção, prático e simples, às vezes controverso, o Padre Ramiro soube ganhar a consideração dos seus paroquianos e foi capaz de manter o seu rebanho unido, podendo orgulhar-se de em anos recentes, ter visto serem ordenados padres dois dos seus jovens paroquianos. De caminho, mostrou uma larga apetências pelas obras físicas, sendo o impulsionador de importantes obras de conservação e remodelação na quase totalidade das capelas e igrejas das suas paróquias e, até, a construção de raiz de, pelo menos, uma nova capela e, por último e mais importante, a criação do interessante museu que é o Núcleo de Arte Sacra, na Igreja de São Vicente.

É este Padre Ramiro que, agora, é substituído por um padre com um perfil profundamente diferente, como se adivinha do respectivo curriculum, também publicado no site da Diocese de Leiria-Fátima aquando da sua nomeação como director do Colégio de São Miguel, em 2012:

O Revº. Padre Dr. Adelino Filipe Guarda foi nomeado, pelo Senhor Bispo de Leiria-Fátima, Diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima.
Esta instituição de ensino, da Diocese de Leiria-Fátima, é frequentada por 1150 alunos e conta com a colaboração de cerca de 130 funcionários (docentes e não docentes).
O P. Adelino Guarda, de 49 anos de idade, é natural da Boavista (Leiria) e é padre desta Diocese há 23 anos.
Atualmente desempenha as funções de Diretor do Centro de Formação e Cultura, Diretor do Gabinete de Apoio aos Serviços Pastorais, Diretor do Serviço de Apoio ao Clero, Coordenador do Serviço para o Diaconado Permanente e Assistente Religioso da Escola de Formação Social Rural de Leiria. É também membro do Colégio de Consultores e Secretário do Conselho Presbiteral. Leciona diversas disciplinas de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra e no Centro de Formação e Cultu-ra. É ainda docente na Escola de Formação Social Rural de Leiria.
Antes de iniciar os estudos teológicos, terminou o 1º ano do curso de Direito, na Universidade de Co-imbra. Fez licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, e frequentou o Mestrado em Teologia Sistemática. Concluiu ainda Licenciatura Canónica / Mestrado em Teologia Pastoral, na Ponti-fícia Universidade Lateranense, em Roma, onde fez também o curriculum para doutoramento. Na sua investigação académica dedicou especial atenção ao acompanhamento em situações de luto e ao acon-selhamento em cuidados de saúde, tendo sido já responsável pelo serviço diocesano de pastoral da saúde.
Há 15 anos que se dedica ao ensino e à formação, a diversos níveis (secundário e superior) e em dife-rentes âmbitos (teológico, pastoral, profissional, cuidados de saúde). Foi também professor no Seminá-rio de Leiria.
Durante 13 anos exerceu o ministério sacerdotal no serviço paroquial, foi assistente diocesano da Ação Católica Rural e do Movimento Católico de Estudantes, foi capelão militar e formador de candidatos ao sacerdócio no Seminário de Coimbra. No Tribunal Eclesiástico da Diocese foi Defensor do Vínculo e Promotor da Justiça.
Tem proferido diversas conferências sobre temas da sua área de especialidade em cursos e seminários. Para além das tarefas oficiais, é solicitado frequentemente para orientar retiros em várias dioceses, so-bretudo a sacerdotes e seminaristas, tendo-se dedicado também ao acompanhamento do clero.
O Padre Dr. Adelino Guarda substitui no cargo o Padre Dr. Joaquim Rodrigues Ventura, que foi Diretor desta instituição desde a sua fundação, em 1962.
O Senhor D. António Marto agradece, em nome da Diocese, ao P. Joaquim Ventura o serviço dedicado que prestou ao Colégio de S. Miguel ao longo de 50 anos, e ao P. Adelino Guarda a disponibilidade para acolher esta nomeação.
Leiria, 10 de maio de 2012.
Vítor Coutinho, Chefe de Gabinete do Bispo Diocesano

O Srs. Padres Ramiro Pereira Portela (à esquerda) e Dr. Adelino Filipe Guarda,
párocos cessante e nomeado das paróquias de Aljubarrota (foto do site da Diocese de Leiria-Fátima)


Sem comentários:

Enviar um comentário