terça-feira, 11 de abril de 2017

Quaresma



No passado sábado, dia 8, também na Ataíja se assinalou condignamente o tempo Quaresmal que atravessamos, encenando um excerto da vida de Cristo, mais exactamente o período da Semana Santa que vai do Domingo de Ramos até ao beijo de Judas e à prisão de Jesus.

O acto, modestamente referido, no pequeno cartaz de divulgação, como uma “Representação de uma Passagem Bíblica (feita pelos pais e crianças da catequese)”, foi, na verdade uma iniciativa das catequistas que lograram entusiasmar e mobilizar crianças e pais e foram capazes de construir cenários bastante simples mas rigorosamente adequados e um texto muito escorreito (que, apenas por ser demasiado longo aqui se não transcreve), o qual foi muito bem lido, com voz clara e bem ritmada, pelo Luís Vigário (Sabino), enquanto os demais pais representaram Cristo e os Apóstolos, Juízes do Sinédrio e guardas e as crianças e as mães (e algumas avós) foram o povo, tudo servido por uma encenação discreta, no entanto, elaborada e moderna.

Tudo foi seguido com muita atenção e agrado pela numerosa assistência que acorreu ao Salão Cultural Ataíjense e, no final, prolongou o convívio em redor das filhós e do café das velhas.

A Cena 1, decorreu logo na entrada da sala e no caminho até o palco e representou a entrada triunfal de Jesus e os seus apóstolos em Jerusalém, no Domingo de Ramos, acompanhados pelos festejos do povo que cantava Hossanas, agitando ramos de palmeira e lançando flores e as próprias capas no caminho por onde o cortejo havia de passar.
A Cena 2, a mais longa, passou-se no palco e constou, na verdade, de 4 quadros: a preparação da mesa para a ceia, o lava-pés, a sagração do pão e do vinho e num quadro final (que teve lugar num palco secundário), a negociação da traição de Judas.
A Cena 3, igualmente passada num outro palco secundário, retratou a ida de Jesus e dos seus Apóstolos para o Jardim de Getsémani, ou Jardim das Oliveiras onde Judas aparece, acompanhando os Doutores das Leis e os soldados, efectiva a traição e Jesus é preso.


O povo aguarda a chegada de Jesus e seus Apóstolos 


Entrada de Jesus em Jerusalém


A Ceia


O Lava-pés


Uma assistência interessada e atenta





Nota:
Na ausência de uma ficha técnica, não nos é possível indicar todos os que contribuíram para a realização do “espectáculo”, muito menos, indicar os respectivos papéis ou tarefas.

Sem comentários:

Enviar um comentário