quarta-feira, 1 de maio de 2013

Uva-de-Cão


Tamus Communis L.

Tamus communis, ou Dioscorea communis, é uma planta cujo nome comum é arrebenta-boi, buganha, baganha, norça-preta, tamo ou uva-de-cão.

Julgo que na nossa região se lhe dá o nome de uva-de-cão.
É uma planta geófita, quer dizer, que permanece subterrânea durante a época desfavorável ao seu crescimento, sob a forma de tubérculo (no caso um tubérculo em forma de cabeça de nabo, de grandes dimensões, com 20cm ou mais de comprimento e de cor negra), renovando os seus caules anualmente.
Os caules são trepadores, herbáceos, retorcidos, chegando aos 4 m de comprimento, delicados e delgados, tenros e sem pelos, com estrias longitudinais, sendo por vezes ramificados.
As folhas são de cor verde-escuro, alternas, lustrosas, sustentadas por pecíolos delgados de 3 a 20 cm de comprimento. Embora, por vezes, tenham forma trilobada, com o lóbulo central lanceolado, as folhas são, em regra, oval-cordiformes (quer dizer, em forma de coração), terminadas em pontas agudas e direitas. O comprimento das folhas chega a 9 cm e a largura chega a 6 cm.
É uma planta dióica, quer dizer, pertence a uma espécie em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes.
Diz a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamus_communis), que floresce de Março a Junho e frutifica no Outono. Os frutos são bagas esféricas (os especialistas preferem dizer globosas, em forma de globo), de cor vermelha, em cacho e são persistentes ao Inverno, após o envelhecimento das folhas.
Os frutos são venenosos, podendo ser mortais. A ingestão das bagas pode provocar intoxicações graves, com intensa irritação das mucosas, dor abdominal, diarreias e vómitos, acompanhados de abatimento, sonolência, calafrios, podendo ocorrer alterações respiratórias e coma.
O sumo das bagas provoca irritação da pele e dermatite de contacto.

Tamus Communis (Discoreaccae) Ilustração no livro, publicado em 1875 pelo Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé ''Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz'' (Flora da Alemanha, Áustria e Suiça).



Os frutos da Uva-de-Cão quase confundem o observador, como se fossem frutos da carrasqueira que a suporta. (foto de 28-04-2013, tomada junto à Ataíja de Cima, numa encosta exposta a ascente, na margem direita da Ribeira do Mogo).



Outra foto da mesma data e da mesma planta.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário