sábado, 29 de maio de 2010

Quando a festa de Nossa Senhora da Graça se celebrava no dia 1 de Janeiro

Por aviso de 18 de Janeiro de 1758, o Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal), fez remeter, através dos principais prelados, e para todos os párocos do reino, os interrogatórios sobre as paróquias e povoações, pedindo as suas descrições geográficas, demográficas, históricas, económicas, e administrativas e a indicação dos estragos provocados pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755.

As respostas ao inquérito, naturalmente manuscritas, também chamadas Memórias Paroquiais,  encontram-se actualmente reunidas em 43 volumes, à guarda da Torre do Tombo e constituem um documento único que nos fornece uma grande massa de informações sobre todo o país e como ele era naquele ano de 1758. Estas informações estão hoje à disposição de todos, sendo facilmente acessíveis na Internet através do endereço: http://digitarq.dgarq.gov.pt/


A parte relativa às respostas dadas, em 27 de Abril de 1758, pelo Cura de São Vicente de Aljubarrota tem, infelizmente, dois problemas:

O padre escrevia muito mal e,
Várias das folhas encontram-se muito deterioradas e, por isso, em boa parte, totalmente ilegíveis.


É, no entanto, possível recolher informações interessantes sobre a freguesia e sobre a Ataíja de Cima e descobrir, por exemplo que, há 252 anos, a Festa de Nossa Senhora da Graça se celebrava no dia um de Janeiro:



O que, transcrito, dá:

Tem (a freguesia de São Vicente de Aljubarrota) mais a capella de Nossa Senhora da Graça cuja Imagem parece tam bem antiga e de pedra é do povo daquele lugar que se chama Ataija de Sima esta capella esta em um largo no meyo do lugar…….. alguns rendimentos que tem que servem para a fabrica da dicta Capella e festa da mesma Senhora que la faz em dia da oitava do Natal e nesse dia acode a ella bastante gente dos povos vezinhos, e tem também esta capella em o altar a imagem do Menino Jesus.


Notas:
- As reticências referem-se a uma pequena parte do texto que não conseguimos decifrar
- A oitava do Natal é, no calendário litúrgico, o período de oito dias que se segue ao Dia de Natal.
- Na oitava do Natal (1 de Janeiro) a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de Santa Maria, Mãe de Deus. É isso que explica que a festa de Nossa Senhora da Graça da Ataíja de Cima se realizasse naquele dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário